Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim celebra 15 anos com apresentações artificiais e inaugura exposição
O Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim celebrou, na noite desta quinta-feira (25), seus 15 anos de criação com uma solenidade marcada pelo reconhecimento àqueles que ajudaram a preservar a história e a identidade cultural de São Gabriel. Realizado no próprio museu, o evento reuniu autoridades, representantes de instituições culturais e a comunidade gabrielense em uma celebração dedicada à memória, ao patrimônio histórico e à valorização da cultura local.
A cerimônia foi conduzida em um clima de celebração e gratidão à trajetória do espaço, que, ao longo de uma década e meia, consolidou-se como um importante centro de preservação da história gabrielense. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem prestada a todos os curadores que estiveram à frente da administração do museu desde sua criação. Representando esse grupo, o presidente da Associação dos Amigos do Museu, Dirceu Menna Barreto de Abreu Neto, recebeu uma homenagem das mãos da atual curadora, Maria Angélica Rey Buere, em reconhecimento ao trabalho coletivo desenvolvido por todos aqueles que contribuíram para a conservação do acervo e o fortalecimento das ações culturais promovidas pelo espaço.
Representando o prefeito Lucas Menezes, a vice-prefeita Sandra Weber ressaltou a importância do museu como guardião da memória e da identidade do povo gabrielense. Também prestigiaram a solenidade as vereadoras Giovana Gonçalves e Juca Medeiros, o secretário-geral de Governo, Márllon Maciel; a secretária de Turismo, Esporte e Cultura, Karen Lannes; a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Cláudia Del'Olmo; o conselheiro Carlos Chagas; a presidente da Academia Gabrielense de Letras, Ana Rita Leo; Cezarino Moreira, representando a Coordenadoria Tradicionalista Municipal; e Margareth Sassi, do Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense, além de representantes de entidades culturais, lideranças e convidados.
A programação também marcou a abertura da exposição "Personagens do Pampa", do artista plástico gabrielense Carlito Bicca. A mostra reúne pinturas em tinta acrílica e desenhos em nanquim que retratam personagens típicos do pampa gaúcho em sua lida diária e em momentos de convivência, exaltando as tradições, os costumes e a essência da cultura regional. A exposição passa a integrar a programação do museu, oferecendo ao público uma nova oportunidade de apreciar a produção artística inspirada na identidade do Rio Grande do Sul. Além de assinar a exposição, Carlito Bicca desenvolveu a identidade visual oficial das comemorações dos 15 anos do museu. Inspirada na arquitetura da histórica Igreja Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, sede do espaço cultural, a arte estampou os materiais institucionais da celebração. O artista também criou um carimbo exclusivo com a imagem do tradicional galo, símbolo do museu, conferindo ainda mais significado às ações comemorativas.
Encerrando a programação, o público acompanhou uma apresentação da Camerata Municipal de Violões Maria de Lourdes, do Conservatório Municipal de Música Iza Meyer. A celebração também contou com a execução do Hino de São Gabriel, interpretado pelo músico e pianista Gilnei Oliveira, acompanhado da musicista Beatriz Lisboa, que emocionou os presentes ao entoar a canção que representa o município. Ao completar 15 anos de atuação, o Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim reafirma seu compromisso com a preservação da memória, do patrimônio histórico e da cultura gabrielense. Mais do que um espaço de exposições, o museu permanece como um importante instrumento de educação, valorização da identidade local e fortalecimento do legado histórico de São Gabriel para as futuras gerações.